Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

[CINEMA] O Espetacular Homem-Aranha

Antes de começar a falar do filme, um esclarecimento sobre minhas análises...

A partir de agora, adotarei um formato diferente para minhas publicações da linha "cinema". Já comentei em alguns lugares que, mesmo gostando de ler algumas críticas mais técnicas, entendo que a maior parte dos leitores de blogs e sites de cinema querem apenas saber se devem ou não gastar seu dinheiro com o ingresso para conferir determinado filme. Por esse motivo, decidi que iniciarei sempre as publicações respondendo a seguinte pergunta: Vale o ingresso?

Para os que se conformarem apenas com minha opinião (o que é muito pouco, afinal, o ideal é que você possa tirar suas próprias conclusões), a resposta a essa pergunta economizará algum tempo (com certeza) e dinheiro (talvez); Aos que quiserem entender os motivos que me levaram a tal opinião, basta continuar com a leitura.

Por fim, ainda que alguns já possam ter observado esse detalhe, meus comentários não são tão rebuscados, afinal, não tenho tanto conhecimento técnico (e esse não é um blog de cinema). Até posso falar sobre um diretor, destacar a fotografia de algum filme, mas apenas quando achar realmente necessário (ou quando algo me chamar muito a atenção). Por isso que escolhi chamar de "análise" o que escrevo em minhas publicações, guardando o termo "crítica" para aqueles que o fazem com maior conhecimento de causa.

Mas chega de "blá blá blá", vamos ao filme...


Então, conforme dito acima, eis a questão: VALE O INGRESSO? Sim! Mas talvez você pense que poderia ter pago alguns reais a menos (não é o meu caso)...

A história nem é inteiramente nova, muitos acontecimentos do filme e alguns dilemas de certos personagens já são bem conhecidos do público, as relações herói-mocinha e vilão-herói também não trazem grandes surpresas...esses pontos podem despertar comentários do tipo "já vi esse filme" (é aqui onde entra o questionamento sobre o preço do ingresso).

Particularmente, entendo que seja necessário contar novamente algumas partes da história, afim de construir uma boa base para os dois próximos filmes (imaginando que teremos mesmo, como dizem, uma trilogia). Digo mais: mesmo nas cenas com desfecho já conhecido, não houve espaço para o tédio.

O "novo" Homem-Aranha está mais leve, trocando a melancolia das últimas películas por uma boa dose de humor, o que certamente ajuda a simpatizar com o filme. Mas há também as ótimas cenas de ação e os bons efeitos, que prendem a atenção do espectador, principalmente se você estiver assistindo em 3D...algumas cenas são realmente incríveis.

Gwen Stacy (Emma Stone), a "paquerinha" do Spider, é uma personagem incrível, com muito mais presença do que Mary Jane (Kirsten Dunst) nos 3 primeiros filmes do Homem-Aranha. Aliás, o casal Peter Parker (Andrew Garfield) e Gwen Stacy é encantador. Talvez pelo fato de serem namorados também fora das telonas, mas Andrew e Emma transmitem bem o sentimento que seus personagens nutrem um pelo outro.

Achei o vilão fraquinho. Não o ator, mas o personagem. O Lagarto (Rhys Ifans) não é, nem de longe, o mais ameaçador dos inimigos do Spider. Não que precisasse ser, mas o vejo muito abaixo dos demais. Ainda assim, esse não é um fato que atrapalha o filme.

Vivendo o Homem-Aranha, Andrew Garfield me pareceu super a vontade no papel, construindo muito bem a "nova" personalidade do Aranha e não deixando saudades de Tobey Maguire (antigo Homem-Aranha).

Quero deixar claro que não estou fazendo uma crítica aos atores dos filmes anteriores do Spider, acho apenas que o novo filme permite uma apresentação mais carismática dos personagens, sem o ar tão melancólico dos filmes anteriores (e espero que continue assim).

Como não quero entrar na história do filme, afim de evitar possíveis spoilers, finalizo minha análise por aqui. Volto a dizer: o filme é bom! Mas se você for ao cinema esperando algo completamente diferente do que você já viu até então, as possibilidades de se decepcionar são grandes. É preciso entender algo: a história contada no cinema já foi escrita antes nos quadrinhos, não dá pra fugir muito do original, afinal, alguns personagens já têm identidade própria, se desvincular disso pode ser um desastre.

P.s.: Você deve ter observado que coloquei entre aspas as palavras "novo" e "nova" quando me referi ao Homem-Aranha, isso porque descobri que a história contada no filme é inspirada em um quadrinho bem antigo do Spider. A personagem Gwen, por exemplo, apareceu nos quadrinhos antes de Mary Jane. Desse modo, o filme é novo, mas o Aranha já havia sido apresentado nos quadrinhos como está agora nos cinemas.

P.s.2: Sobre os quadrinhos...quem quiser conhecer um pouco mais sobre Gwem Stacy e entender um pouco melhor o contexto da nova aventura cinematográfica do Homem-Aranha (ou pelo menos a parte da amorosa de sua aventura), indico a leitura do artigo "A espetacular volta de Gwen Stacy", escrito por Lucas Procópio, no site Pipoca Moderna.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...