Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Se a "farra dos downloads" acabar, o que vem depois?



O fechamento do Megaupload pegou muita gente de surpresa. O gigante dos downloads era destino diário de muitas pessoas que buscavam, sobretudo filmes, séries e outras coisas mais, tudo grátis. Mas o fechamento do site parece ter sido apenas o alerta para os demais compartilhadores...

Particularmente, utilizei o Megaupload por vezes que não sei contar, mas nos últimos meses passei a utilizar com maior frequência o MediaFire (ótimo compartilhador, diga-se de passagem). Obviamente, não me limitei aos dois sites, tendo utilizado os serviços de outros tantos compartilhadores. Entretanto, a "farra dos downloads" parece estar ameaçada.

Fico imaginando o impacto que as ações contra os sites de compartilhamento terão, tanto no ambiente virtual, quanto fora dele. Inúmeros grupos já começaram a protestar na internet, afinal, quanto dinheiro se economiza baixando os lançamentos do cinema no computador!? Como é fácil assistir inúmeras séries em uma única semana sem precisar ir à locadora...Mesmo na condição de usuário ativo (e muito ativo) de sites de compartilhamento, devo admitir que fico feliz com as ações que estão sendo realizadas contra esses sites, isso porque sou um apaixonado por cinema e sei o quanto essas medidas podem fortalecer a indústria cinematográfica.

Mas se tudo sair como planejado, se os sites de compartilhamento forem extintos, será que alguma coisa vai mudar fora da internet? Será que finalmente os preços dos ingressos de cinema irão baixar? E os preços dos DVDs e Blu-rays?

Durante anos a pirataria foi um inimigo implacável da indústria cinematográfica, causando grandes perdas à estúdios, cinemas e locadoras, mas parece ter chegado o momento de vencer os piratas. Sem mais perdas para a indústria cinematográfica, com mais pessoas frequentando os cinemas, com mais clientes nas locadoras, não seria interessante (e viável) baixar os preços e incentivar o consumo da sétima arte?

Obviamente, as ações contra sites deve ser apenas o primeiro passo no combate à pirataria, o próximo é retirar (seja como for) as toneladas de CD’s e DVD’s piratas que circulam nas ruas do país (limitando meu pensamento ao Brasil). Sei que a ação não começou aqui (no Brasil), mas esse é o momento das autoridades nacionais agirem.

Pode parecer contraditório quando afirmo ser (ou ter sido =/) um grande utilizador dos serviços de sites de compartilhamento e, em seguida, defendo a ação contra tais sites, mas não entendam errado, antes de mais nada vem a minha simpatia pelo cinema; se a possibilidade de colocar um fim na pirataria na indústria cinematográfica é, de fato, real, é óbvio que serei a favor.

Fico na torcida para que essa ação contra a pirataria resulte em algo positivo para a indústria cinematográfica e não seja apenas uma ação momentânea. Só espero que as medidas até então adotadas (e as que vierem em seguida...se vierem) não sirvam apenas para enriquecer aqueles que trabalham, direta ou indiretamente, com a sétima arte, mas se reflitam também em benefícios para o público consumidor desta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...