Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Encorajando a alienação

"Dez sugestões de atividades para a hora da propaganda eleitoral gratuita" - Esse é o título de uma postagem (lamentável) publicada no portal Jangadeiro Online pelo jornalista (eu acho) Wanderley Filho. (Confira, na íntegra, a publicação.)


De cara, você pode achar o título da publicação até "engraçadinho", mas quando você se der conta que tais "sugestões" estão partindo de um veículo de comunicação, justo no momento em que os rumos de nossas cidades estão sendo definidos e às vésperas de exercemos nosso dever como cidadãos...aí não vai ter tanta graça.

Tudo bem, também não sou admirador do horário político, nem mesmo sou um cidadão super interessado no processo eleitoral, mas isso não me impede de reconhecer a importância das campanhas políticas para que o eleitorado possa conhecer cada um dos candidatos e escolher aquele que julgar ser o melhor para sua cidade.

Ainda que em suas propagandas os políticos apresentem "leituras superficiais sobre problemas complexos e propostas batizadas com nomes simpáticos", como afirmou o autor da publicação, para muitos, a propaganda eleitoral gratuita é o principal (ou mesmo o único) canal de acesso aos políticos e suas propostas.



Particularmente, acho a política nojenta, mesmo assim, não abro mão de me manter informado sobre os acontecimentos do meio, buscando sempre informações através do canal que me é mais conveniente, a internet. É através da internet também que busco me informar sobre os candidatos e suas campanhas. Enfim, mesmo para os que não são fãs de política, conhecer o candidato que receberá seu voto e suas propostas é fundamental para o exercício pleno de sua cidadania. Por conta disso, quando vejo um veículo de COMUNICAÇÃO encorajando a alienação, fico absolutamente revoltado.

O mais contraditório é quando você percebe que o autor da publicação se define como alguém que "acredita na democracia" e ainda cita Plutarco no subtítulo do blog, com a seguinte frase: "A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher." FRANCAMENTE!!! Se apresentar dessa maneira e sugerir aos leitores que atualizem seus perfis em redes sociais, consertem suas torneiras quebradas, lubrifiquem suas bicicletas, entre tantas outras "sugestões" ridículas, enquanto o momento pede que tenhamos um mínimo de conscientização política...

Respeito o direito de não gostar da propaganda eleitoral gratuita, eu mesmo não gosto,  respeito também a liberdade de imprensa, mas se queria tanto escrever algo, que indicasse outros meios do cidadão conhecer os candidatos, outros canais onde pudessem buscar informações, qualquer coisa, mas não fazer uso de veículo de comunicação para encorajar a alienação.


E o cara ainda tem a ousadia de colocar como 10ª "sugestão, vejam vocês, a leitura e o compartilhamento de seu próprio blog...(riso histérico)...era só o que faltava...compartilho agora, apenas por achar necessário fundamentar meus leitores, em outro caso, jamais o faria.

P.s.: Para descontrair um pouco, deixo agora um dos comentários que a publicação recebeu no Facebook, da leitora Bia Nogueira: "Cadê a lista do que fazer durante as outras 23 horas e 30 minutos da programação de vocês?" Ri muito! #RECEBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...